zukinha, a tua questão é extremamente pertinente e vai muito para lá da idade. Dito isto, aviso já que a minha resposta é longa e carece de meditação da tua parte em vários pontos para que possas tomar uma decisão em consciência.
Tens "dois dedos de testa" - como se diz em bom português - e compreendeste que necessitas de formação para ir mais longe, e isso sim, é o fundamental. Com o know-how que tens já compreendeste que "a coisa não passa disto". Poderá o problema estar na empresa onde estás? Ou seja, poderás continuar a evoluir dentro dessa área noutro local? Pergunto isso porque, como é fácil de compreender, quando se trabalha numa loja de bairro os desafios que temos são muito diferentes dos que temos se trabalharmos para uma empresa de comunicações. Atenção que não estou a dizer se são melhores ou piores, são diferentes.
A licenciatura, como alguém já referiu, começa num patamar financeiro superior. Mas é necessário ter noção de que essa realidade acontece essencialmente nos grandes centros urbanos e para quem tirou licenciaturas em faculdades com bom nome no nosso mercado de trabalho.
Uma coisa que se passa na licenciatura e que é necessário compreender, é que lá não ensinam nada que não se possa aprender "cá fora". Mas a menos que um tipo seja um Einstein, há inúmeras vantagens, a começar logo pelo facto da licenciatura nos fazer absorver um conjunto de conhecimento significativamente grande num curto espaço de tempo e sempre com o auxilio de professores para nos explicar, clarificar, etc.. Esta é, para mim, uma das grandes mais valias das faculdades: enfiam-nos pela garganta abaixo uma brutalidade de informação já preparada, mastigada e pronta a comer, num curto espaço de tempo.
É necessário também compreender que a licenciatura tem uma importância monumental para quem não tem experiência. É que isso é a única coisa que temos para apresentar a um empregador: uma nota que é a média do esforço de 3 a 6 anos de trabalho e dois ou três trabalhos mais engraçados que fizemos durante esse percurso.
Já fiz muitos processos de seleção, e a primeira triagem para quem é pitufo (nome carinhoso para malta verdinha acabadinha de sair da faculdade :D) é a instituição de ensino. Não vale a pena referir nomes, mas garanto-te que faço logo ali duas pilhas de CVs baseado na instituição onde andaram: (i) CVs que vale a pena ver e (ii) CVs que não vale a pena ver.
Ao longo da carreira o peso da licenciatura vai-se diluindo até não ser mais do que uma "curiosidade histórica" uma vez que a tua experiência ultrapassou totalmente o tal número da média do curso e vales por aquilo que já fizeste na vida profissional.
Como isto nas "informáticas" a única constante que existe é a mudança, vais perceber rapidamente que vais continuar a ter necessidade de aprender (como me parece que até já sabes) e a aprendizagem também se faz com licenciaturas e mestrados mas não só. Há certificações que são uma mais valia (embora muitas vezes as empresas não as valorizem).
Se tiveres oportunidade de tirar uma licenciatura então eu diria que sim, que vale a pena. Mas fá-lo numa faculdade/politécnico onde a qualidade do ensino seja reconhecida pelo mercado de trabalho, caso contrário vais encontrar muita frustração após teres investido vários milhares de euros.
Tem também a noção de que o curso que tirares não te garante emprego nem te prende para toda a vida a uma área. Vê o curso como uma ferramenta que tens ao teu dispor para identificar oportunidades e resolver problemas. Isto para quem tem os "olhos abertos" vale ouro, pois permite ver para lá daquilo que foi a formação base na faculdade, dá-nos ferramentas para explorar outras coisas, para inovar e até para saltar de carreira profissional para outras áreas distintas.
Desculpa o tamanho do texto, mas este tema é de extrema importância para as pessoas (e neste caso para ti) e espero ter-te ajudado a tomar uma decisão consciente.
↧