Atenção que existem dois modelos de para ENI:
regime simplificado
contabilidade organizada
No primeiro não necessitam de contabilista (desde que saibam fazer as coisas são totalmente autónomos) e aqui aplica-te a tal situação de isenção de IVA abaixo dos 10K€. Neste caso as despesas são contabilizadas de forma simples (daí o nome do modelo), sendo considerado 30% do lucro como despesa e os 70% sujeitos a IRS.
No segundo o ENI jáé equiparado a uma empresa, necessitando de contabilista (dado que tem contabilidade organizada) sendo que "basicamente" se distingue apenas de uma empresa porque não a responsabilidade vai até ao limite do património pessoal do ENI versus, por exemplo, uma Lda onde a responsabilidade é limitada ao capital social da empresa. Note-se que isto é a regra geral, embora os sócios e os gerentes possam vir a ser chamados à responsabilidade em determinadas situações. Neste caso, estando a contabilidade organizada, as despesas e o lucro são apurados mediante o que efetivamente foi ganho e gasto.
Em relação à questão da segurança social, só se desconta por um lado, ou seja, estando empregado não é necessário descontares por ti, mas tem atenção que no caso de uma infelicidade de perderes o emprego tens de fechar a atividade como ENI antes, caso contrário continuas a ser visto como tendo emprego.
↧