Nada, portanto...
EDIT: Aqui a questão em causa não é a Apple (ou a Google, ou a Amazon,...) terem infringido a lei e feito alguma coisa ilegal. O que a Comissão Europeia quer fazer é reescrever a legalidade daquilo que estas empresas fazem/fizeram e torná-lo ilegal com retroactivos de 10 anos. Isto porque existe a regra de que impostos que não foram pagos podem ser cobrados até 10 anos e porque agora a UE quer mudar a lei de impostos na Irlanda.
Isto é o mesmo que o nosso governo virar-se para a população e dizer: "Olhem, afinal os impostos são 10% mais altos e vocês vão ter que pagar esses 10% que não nos pagaram nos últimos 10 anos".
Diga-se, de passagem, que a Comissão Europeia já fez alterações às regras de impostos dentro da UE por causa de questões deste género, mas não aplicaram a regra 10 anos no passado... porque não faz sentido. Aquilo que a senhora Vestager está a fazer é tentar fazer a opinião pública acreditar que estas empresas cometeram uma ilegalidade e que, portanto, têm que pagar. A realidade é que isto vai voltar a tribunal e a decisão não deverá mudar e, no máximo, a UE força a Irlanda a mudar a sua lei de impostos e as empresas passam a pagar conforme a nova lei.
De qualquer forma, a Apple fez aquilo que tinha que fazer e colocou o dinheiro que a Comissão diz que tem que ser pago numa conta reservada. Sobram outros 200 mil milhões que ficam nos cofres da empresa.
↧